Samuel Isaac Benchimol
Produção Intelectual
Nascido em Manaus em 13 de julho de 1923, foi escritor (109 trabalhos publicados, membro da Academia Amazonense de Letras), acadêmico (Professor Emérito da Universidade do Amazonas, onde lecionou por mais de 50 anos), pesquisador (catedrático da disciplina “Introdução á Amazônia”), líder comunitário (presidente do Comitê Israelita do Amazonas) e empresário (co-fundador do grupo Bemol-Fogás).
Produção Intelectual
No conjunto de sua vasta produção intelectual que inclui artigos e livros, merecem destaque: Amazônia: Um Pouco-Antes e Além-Depois, O Pacto Amazônico e a Amazônia Brasileira, Amazônia: Formação Social e Cultural, Eretz Amazônia: Os Judeus na Amazônia e Zênite Ecológico e Nadir Econômico-Social. Também se destacou pela compilação e análise de estatísticas sócio-econômicas locais, especialmente no que diz respeito á arrecadação de impostos e comércio exterior na região amazônica. Em toda a sua obra, sempre defendeu a necessidade de que o desenvolvimento sustentável da Amazônia deve respeitar quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo.
O Empresário
Samuel Benchimol também teve destacada atuação como empresário. Juntamente com seus irmãos Israel e Saul, fundou o Grupo Bemol-Fogás em 1942. Graças á visão e á extraordinária capacidade gerencial de seus fundadores, o Grupo Bemol-Fogás é hoje um dos mais importantes grupos empresariais da Amazônia incluindo empresas com faturamento anual superior a R$500 milhões e consolidada idoneidade e reputação ética. As empresas do grupo estão em diversas atividades, incluindo distribuição de GLP (gás de cozinha), lojas de departamento e exportação de produtos naturais da Amazônia como bálsamo de copaí